Acessórios do Windows

 

Introdução

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WordPad

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Wordpad

        O Windows vem com um processador de texto indicado para o trabalho com documentos curtos e simples. O Wordpad é o sucessor do Write – o editor de textos do Windows 3.1. Para activá-lo clique no botão Iniciar, seleccione Programas, depois Acessórios e bem abaixo você encontrará o Wordpad. Para trazê-lo à tela, posicione o mouse sobre o nome do programa e clique o botão esquerdo. O Wordpad é um Processador compactado. Na verdade é um Word para Windows em miniatura. A Microsoft usa a base do Word, seu Processador de textos profissional, para fornecer ferramentas básicas para a construção de um documento rápido. O Wordpad permite o uso de fontes e tamanhos diferentes de letras, a inclusão, corte, cópia e colagem de blocos de textos, o arquivamento e a impressão de textos. Tudo com comandos a partir de um único clique do mouse. A barra de ferramentas e os botões da tela são muito parecidos com os do Word para Windows. e os arquivos construídos no Wordpad são gravados no formato DOC, o mesmo do Word. Com isso a migração para este programa fica facilitada.

Inicie o WordPad.

1. Localize o ícone WordPad.

O ícone WordPad está no grupo Acessórios.

2. Dê um clique duplo no ícone WordPad.

3. Do menu de Controle, escolha Maximizar.

Para criar, abrir ou guardar um documento do WordPad

É possível criar, abrir e guardar documentos do WordPad clicando no menu Ficheiro e, em seguida, clicando em Novo, Abrir ou Guardar.

Criar um novo documento

No menu Ficheiro, clique em Novo. Clique no tipo de documento que pretende criar, clique em OK e, em seguida, comece a escrever. Também é possível inserir a data e hora actuais no documento. Clique no local onde pretende que a data e a hora sejam apresentadas. Em seguida, no menu Inserir, clique em Data e hora. Clique no formato pretendido.

Abrir um documento

No menu Ficheiro, clique em Abrir. Em Procurar em, clique na unidade que contém o documento que pretende abrir. Localize o documento, clique nele e, em seguida, clique em Abrir. Se não vir o documento pretendido, pode clicar num tipo de ficheiro diferente em Ficheiros do tipo. Por exemplo, clique em Documentos de texto Unicode para visualizar apenas ficheiros Unicode na lista. Ou, pode abrir um documento recentemente aberto clicando no respectivo nome no menu Ficheiro.

Guardar alterações a um documento

No menu Ficheiro, clique em Guardar. Para guardar o ficheiro com um novo nome, no menu Ficheiro, clique em Guardar como, escreva um nome diferente em Nome do ficheiro e, em seguida, clique em Guardar. Os documentos que utilizam vários idiomas devem ser guardados como ficheiros de rich text.

O WordPad guarda automaticamente os documentos como ficheiros rich text, mas é possível alterar o tipo de ficheiro predefinido em qualquer altura. No menu Ficheiro, clique em Guardar como. Em Guardar com o tipo, seleccione o formato do documento que pretende como predefinição. Por exemplo, para guardar sempre os documentos como ficheiros de texto, clique em Documento de texto. Seleccione a caixa de verificação Guardar neste formato por predefinição e, em seguida, clique em Guardar. Este procedimento guarda o documento actual no formato de ficheiro seleccionado e define o formato de ficheiro predefinido para documentos futuros, enquanto não o alterar novamente.

Para moldar texto ao tamanho da janela

  1. No menu Ver, clique em Opções.

  2. Em Moldar o texto, clique na opção pretendida.

 

As opções de moldagem afectam apenas o modo como o texto é apresentado no ecrã. Quando é impresso, o documento utiliza as definições de margem especificadas em Configurar página. É possível definir diferentes opções de moldagem para cada um dos formatos de texto nos quais pode guardar documentos.

Para anular a última acção

  • No menu Editar, clique em Anular.

Para localizar ou substituir caracteres ou palavras específicos

Pode procurar palavras ou caracteres no documento. Pode igualmente procurar e substituir palavras ou caracteres por texto que especificar.

Procurar

No menu Editar, clique em Localizar. Em Localizar, escreva os caracteres ou palavras que pretende localizar e, em seguida, clique em Localizar seguinte. Para localizar ocorrências adicionais do mesmo texto, continue a clicar em Localizar seguinte. Se fechar a caixa de diálogo Localizar, pode premir F3 para continuar a procurar o mesmo texto.

 

Procurar e substituir

No menu Editar, clique em Substituir. Em Localizar, escreva os caracteres ou palavras que pretende localizar. Em Substituir por, escreva o texto pelo qual pretende substituir. Clique em Localizar seguinte e, em seguida, clique em Substituir. Para substituir todas as ocorrências do texto, clique em Substituir tudo.

Cortar, copiar, colar ou eliminar texto

  • Para cortar texto de modo a poder movê-lo para outro local, seleccione o texto e, em seguida, no menu Editar, clique em Cortar.

  • Para copiar texto de modo a poder colá-lo noutro local, seleccione o texto e, em seguida, no menu Editar, clique em Copiar.

  • Para colar texto cortado ou copiado, clique no local do documento onde pretende colar o texto e, em seguida, no menu Editar, clique em Colar.

  • Para eliminar texto, seleccione-o e, em seguida, no menu Editar, clique em Limpar.

É possível seleccionar todo o texto de uma só vez clicando em Editar e, em seguida, clicando em Seleccionar tudo.

Criar uma lista com marcas

  1. Clique no local onde pretende iniciar a lista com marcas.

  2. No menu Formatar, clique em Estilo ‘Lista com marcas’ e, em seguida, escreva o texto. Quando premir ENTER, aparecerá outra marca na linha seguinte.

  3. Para terminar a lista com marcas, no menu Formatar, clique novamente em Estilo 'Lista com marcas'.

Também pode criar uma lista com marcas clicando no botão Marcas na barra de formatação. Para criar um parágrafo com avanço numa lista com marcas, prima SHIFT+ENTER.

Alterar o tipo, estilo ou tamanho do tipo de letra

  1. Seleccione o texto que pretende alterar.

  2. No menu Formatar, clique em Tipo de letra.

  3. Clique nas opções que pretender.

Alterar o alinhamento de um parágrafo

  1. Clique em qualquer parte do parágrafo que pretende formatar.

  2. No menu Formatar, clique em Parágrafo.

  3. Em Alinhamento, clique numa posição.

 

Definir ou remover tabulações em parágrafos

  1. Seleccione os parágrafos para os quais pretende definir marcas de tabulação.

  2. No menu Formatar, clique em Tabulações.

  3. Na caixa de diálogo Tabulações, proceda do seguinte modo:

    • Para definir uma tabulação, escreva a medida para uma nova tabulação em Marca de tabulação e, em seguida, clique em Definir.

    • Para eliminar uma tabulação, clique nela na lista e, em seguida, clique em Limpar.

    • Para eliminar todas as tabulações existentes no parágrafo seleccionado, clique em Limpar tudo.

 

  • Também pode definir tabulações clicando no local da régua onde as pretende definir. Para eliminar tabulações, arraste-as para fora da régua.

  • Para alterar a unidade de medida para polegadas, centímetros, pontos ou picas, no menu Ver, clique em Opções, clique no separador Opções e, em seguida, clique na unidade de medida que pretende.

Imprimir um documento do WordPad

  1. No menu Ficheiro, clique em Imprimir.

  2. No separador Geral, seleccione a impressora e as preferências que pretender e, em seguida, clique em Imprimir.

Para ver o aspecto do documento antes de o imprimir, no menu Ficheiro, clique em Pré-visualizar. Em Pré-visualizar, pode clicar em Fechar para regressar ao documento.

Alterar o aspecto de um documento do WordPad

  1. No menu Ficheiro, clique em Configurar página.

  2. Na caixa de diálogo Configurar página, efectue um dos seguintes procedimentos:

    • Para alterar o tamanho do papel ou do envelope, clique num tamanho na lista Tamanho.

    • Para alterar a origem do papel, clique num nome de tabuleiro ou num alimentador em Origem.

    • Para imprimir um documento na vertical, clique em Vertical; para imprimir o documento na horizontal clique em Horizontal.

    • Para alterar as margens, escreva um valor em qualquer das caixas Margens.

Para alterar as definições da impressora, clique em Impressora.

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Trabalho realizado por: Luis Batista 12º 2  Nº10   e  Pedro Perdigão 12º2  Nº14